segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cuidados na adoção de PaaS na empresa

Muito se discutiu sobre Cloud Computing e mais ainda, que seria inevitável a adoção em algum momento, de serviços baseados em nuvem.

Também já está bem difundido as modalidades que em pode-se contratar estes serviços, que são IaaS - Infraestrutura como serviço, PaaS - Plataforma como serviço e SaaS - Software como serviço.

Para os leitores que ainda fazem confusão, vale exemplificar: IaaS, Amazon AWS, IBM SoftLayer; PaaS, Google AppEngine, Red Hat OpenShift; SaaS, Google GMail, Microsoft Office365.


Especificamente neste breve artigo, vamos discorrer sobre PaaS - Plataforma como serviço, onde você pode escrever sua própria aplicação ou adaptar uma existente, de forma a beneficiar-se das questões relacionadas ao ambiente de nuvem, onde teoricamente há recursos sem fim, com elasticidade e diversas estratégias para manter o serviço sempre disponível.

Hoje há diversas opções de PaaS, com ofertas bem distintas. É importante deixar claro que não há o certo e o errado, apenas que são soluções distintas, e cabe a avaliação daquela é mais aderente às necessidades atuais e principalmente futuras.

Você vai encontrar oferta de PaaS em que seu time terá de mergulhar fundo na capacitação, para que consigam compreender o novo paradigma de desenvolvimento para a nuvem. Na outra ponta, também há oferta de PaaS, em que o provedor consegue entregar um nível de abstração tão grande, que a construção ou adaptação de aplicativos fica muito simples. No primeiro momento, pode ser parecer lógico que a segunda opção é a melhor alternativa, no entanto é importante esclarecer que quanto maior a abstração da complexidade do desenvolvimento baseado em nuvem, será maior a possibilidade de vendor lock-in.

Não estou dizendo que vendor lock-in só tem aspectos negativos, o próprio exemplo acima já apresenta uma grande vantagem, que seria abreviar o tempo do projeto. Cada caso é um caso.

Um outro aspecto que deve ser levado em conta, é a questão da segurança. No ambiente de nuvem a preocupação com segurança da informação é um pouco diferente e isso não pode ser tratado com simplicidade. É importante verificar as questões relacionadas à segurança desde a fase de levantamento de requisitos, passando por construção, teste, produção e manutenção dos aplicativos. Uma única brecha de segurança pode, não apenas ser motivo de fracasso do projeto em questão, mas também trazer um passivo incalculável à imagem e ao caixa da empresa.

Felizmente há diversos casos de sucesso também nesta área e ainda, muito conteúdo sobre as boas práticas para projetos de "move to the cloud".

Aqui valem algumas famosas reflexões, como do escritor George Santayana: "Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo.", como também outra da década de 70, que infelizmente desconheço o autor, que é "Em 9 meses uma mulher gera um bebê, mas 9 mulheres não geram um bebê em um mês.".

x

Nenhum comentário:

Postar um comentário