quinta-feira, 7 de abril de 2016

Resolvendo problema do processo "kernel_task" com alto consumo de CPU no Mac

O Problema:
Recentemente me deparei com um problema muito inusitado, o processo interno do OSX chamado kernel_task com alto consumo da CPU, tornando o equipamento praticamente inutilizável.

No meu caso, o processo estava oscilando entre 20% e 380% de utilização da CPU !!

Depois de muito pesquisar nós fóruns e sites especializados de suporte, tentei alguns procedimentos e descrevo aqui, aquele que de fato resolveu o meu problema.


A Causa:
Algumas pessoas relatam que o problema iniciou depois da atualização de algum programa, como o Flash. No meu caso não recordo de ter realizado nenhuma atualização imediatamente anterior ao surgimento do problema, então não sei o que pode ocasionar o problema.


A Resolução:
A forma de resolução tem 2 etapas. As opções no seu equipamento podem ser diferentes, se o seu sistema estiver em outro idioma. O meu sistema está em inglês.

1ª ETAPA - Primeiramente é necessário consultar o "Model Identifier" do seu equipamento. 
a) Clique na maçã do topo da tela, lado esquerdo e selecione "About This Mac"
b) Clique no botão "System Report"

c) Anote o nome do seu modelo "Model Identifier"


2ª ETAPA - Apagando o arquivo de configuração interna
a) Abra o "Finder" e tecle SHIFT+CMD+C para selecionar "Computer":

b) Vá para a pasta "System/Library/Extensions"
c) Localize o arquivo "IOPlatformPluginFamily.kext" e clique com o botão direito, acessando a opção: "Show Package Contents"

d) Vá para a pasta "Contents/Plugins"
e) Localize o arquivo "ACPI_SMC_PlatformPlugin.kext" e clique com o botão direito, acessando novamente a opção: "Show Package Contents"
f) Vá para a pasta "Contents/Resources"
g) Localize o arquivo de mesmo nome do modelo da 1ª ETAPA e apague-o. O sistema irá solicitar senha de administrador para confirmar a operação. No meu caso, o Model Identifier é MacBookPro8.1, então apaguei o arquivo de nome MacBookPro8_1.plist.
h) Reinicie o computador.

Importante: Não me responsabilizo por nenhum problema que possa ocorrer com o procedimento acima. Vi este procedimento depois de pesquisar muito na internet e resolveu o meu problema de lentidão ocasionado pelo alto consumo de CPU do processo "kernel_task", pelo que traduzi o procedimento e reproduzi aqui no blog, para que outras pessoas também possam se beneficiar.

Um comentário:

  1. JÁ executei este procedimento antes e deu certo. Hoje com o meu sistema 10.12.6 voltou o problema e fui fazer o procedimento novamente, sendo que o sistema nao permite eu deletar mais o arquivo .plist . Alguma sugestao ?

    ResponderExcluir